quarta-feira, 30 de março de 2011

Bira Vasconcelos acerta últimos detalhes para vestibular da Ufac em Xapuri

O Prefeito Bira Vasconcelos esteve nesta terça-feira dia 29 de março reunido com a reitora da Universidade Federal do Acre Professora Olinda Batista, professores e a promotora de Justiça de Xapuri Diana Soraia, acertando os últimos detalhes para realização do vestibular no município que deverá acontecer em junho com a oferta de três cursos: Pedagogia, Letras e Biologia. A Prefeitura de Xapuri terá uma grande contrapartida para custear os cursos com apoio de pessoal administrativo, despesas com alimentação e parte dos vencimentos dos professores. O Prefeito  Bira Vasconcelos está muito entusiasmado por ver mais um compromisso da administração sendo concretizado no município “estou muito feliz por estarmos concretizando esse projeto de transformar Xapuri na Cidade do Conhecimento,  já temos o IFAC  com cursos superiores começando, teremos a Unopar começando a construção da sua cede  em abril, temos o Sedup concluindo cursos e começando outros  em parceria com a Ufac com o curso de Matemática este ano também  e a Ufac com três cursos que terá início no segundo semestre” disse Bira Vasconcelos. Uma equipe da universidade estará nesta sexta-feira fazendo uma visita ao campus do município para fazer levantamento de material e livros para os cursos que serão oferecidos. O anuncio oficial dos cursos deverá acontecer agora em abril após a ultima reunião do colegiado dos professores da UFAC que acertarão os últimos detalhes e oficialização dos cursos.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Xapuri comemora 106 anos com grande participação popular

Prefeitura realizou programação comemorativa ao dia 22 de março com atividades esportivas, culturais e valorização as pessoas que se doaram por Xapuri. A programação teve inicio no dia 20 de março com torneios de futsal, handebol com participação das escolas do município e atletas, atendimento médico nas especialidades de Ginecologia, geriatria, ortopedista, cardiologista e outros durante toda semana e no dia 22 de março, cerimônia no ginásio Álvaro da Silva Mota,  com gincana entre escolas, show com banda Mega Fênix, premiação dos torneios esportivos e homenagem às pessoas que fazem a história do município. “Hoje é um dia muito especial por ser o dia do aniversário de nossa cidade e é por isso que homenageamos essas pessoas que ajudam a escrever nossa história” disse o prefeito Bira Vasconcelos. Foram homenageadas 20 pessoas entre soldados da borracha, carregadores, açougueiros, catraieiros, professores, garis todos com uma vida inteira de  prestação de serviço para o município de Xapuri. Na cerimonia alusiva ao dia 22 de março teve grande participação popular durante todo o dia. As comemorações do 106º aniversário da princesinha do Acre terminou no ultimo sábado com uma  cavalgada  pelas ruas da cidade.

domingo, 27 de março de 2011

Rogér100 Ceni

Desculpe aos leitores do meu blog por esta postagem. Mas como grande são paulino que sou não posso deixar passar despercebido a alegria de ver esse mito do futebol brasileiro  e mundial, exemplo de atleta e ser humano alcançar mais esse feito em sua carreira, o centésimo gol  fato jamais conquistado por nenhum outro goleiro na história do futebol. Parabéns  Rogério Ceni  e ao Meu clube São Paulo Futebol Clube por mais essa página de conquista escrita na história  do futebol mundial.
"Tem troco pra 100?"

sexta-feira, 25 de março de 2011

Xapuri participará da hora do planeta

A hora do planeta é um movimento anti-aquecimento global realizado desde 2007. O movimento consiste em apagar as luzes por 60 minutos (uma Hora) no ultimo sábado de março, participam da campanha empresas, governos e toda população. Xapuri apagará as luzes do complexo turístico Chico Mendes  onde estão a casa do líder sindical  e a Fundação e outros prédios como a Casa Branca e a Prefeitura do Município. A  Hora do planeta será sábado dia 26 de março as 20:00h participe!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Vigilância sanitária apreende produtos vencidos em Xapuri

A vigilância Sanitária Municipal realizou grande apreensão de produtos vencidos após uma denuncia em supermercados do município. Biscoitos, bolachas, enlatados, chocolates, bombons e arroz foram apreendidos. A fiscalização continuará principalmente nos  estabelecimentos que já foram vistoriados e apresentaram irregularidades. Os estabelecimentos notificados responderão processo administrativo sanitário. A população tem papel fundamental no trabalho de fiscalização, quando o consumidor tiver duvida de um produto em relação a sua validade procure a vigilância sanitária faça uma denuncia do estabelecimento ou ligue para a Secretária  Municipal de Saúde pelo telefone 3542 2665.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bira Vasconcelos garante escritório do ICMBIO em Xapuri para facilitar a vida dos moradores da Resex

Na ultima semana o prefeito Bira Vasconcelos recebeu representantes do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade para juntos solucionar um problema que atinge as pessoas que moram na reserva extrativista Chico Mendes. Os moradores reclamam da dificuldade em ter que se deslocar até o município de Brasiléia para solucionar problemas de documentação. Conhecedor destas dificuldades o prefeito Bira Vasconcelos propôs ao ICMBIO que abra um escritório no município e foi prontamente atendido firmando a parceria em dispor de um espaço físico e manutenção para instalação do escritório que funcionará com duas pessoas para solucionar problemas desde documentação certidões e até plano de manejo florestal.

terça-feira, 15 de março de 2011

Arraia do Rio Acre

Fim de tarde em Xapuri estava eu passeando pela rua 6 de agosto quando  me deparei  com um aglomerado de pessoas na praça São Sebastião.  Curioso como todo Brasileiro fui até o local averiguar o acontecido. Um animal da ordem  bathoidea ou rajormophii, ou em bom português uma arraia de água doce que acabara de ser abatida por pescadores com cerca de 15 filhotes que só foram percebidos depois do abate da genitora saindo do seu interior. Animal de ferrada venosa que provoca muita dor  e medo as pessoas que se aventuram nas águas do rio.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Colaboradoras são homenageadas no dia internacional da mulher

A direção da fábrica de preservativos Natex realizou  na tarde do dia 04 de março homenagem  ao dia internacional da mulher  com uma programação com as colaboradoras da fábrica com brincadeiras, dinâmicas, sorteios de prêmios, adivinhações e apresentação de slide  em homenagem as mulheres e fotos de todas as colaboradoras da natex. Correspondendo 40% do efetivo as mulheres ocupam cargos de fundamental importância na empresa e dão um toque de beleza, organização e muita responsabilidade na tarefa de mulher, mãe e colaboradoras.

sábado, 12 de março de 2011

Natex sai em bloco no carnaval de Xapuri

Os colaboradores da fábrica de preservativos de Xapuri organizaram um bloco carnavalesco que competiu pela primeira vez à melhor bloco e a rei e rainha do carnaval 2011. Bem organizado, o bloco esbanjou alegria, criatividade, emoção e uma música que fala sobre a fábrica, a valorização da floresta, das pessoas que fazem parte desse processo produtivo do preservativo e da oportunidade para as pessoas trabalharem e se qualificarem. O bloco ficou em segundo lugar na categoria de blocos e com certeza deixou  sua mensagem mostrando o potencial que os colaboradores têm em trabalho de equipe e organização.

Carnaval, Resgate Cultural

O carnaval de Xapuri é um dos mais tranquilos do Estado do Acre, e conta com um dos melhores espaços de infraestrutura. Realizado na praça São Gabriel, o espaço é amplo, e conta com uma super organização da prefeitura, com quatro tendas que abrigam 20 barracas na praça de alimentação com água corrente e rede de saneamento básico, capacitação e fiscalização da vigilância sanitária municipal,  tenda de primeiros socorros com ambulância e enfermeiros além de uma equipe que todos os dias coordena o evento.
Neste ano, a prefeitura trouxe mais uma novidade para o Carnaval Ecológico Folia na Princesinha o resgate do enterro do carnaval, que não acontecia há alguns anos no município. Na ultima noite de carnaval o baile foi até as 5:30h e logo depois iniciou o enterro puxado pela banda de música Dona Júlia Goncalves Passarinho levando grande multidão de pessoas  até a praça São Sebastião.

terça-feira, 8 de março de 2011

Noite de premiação para blocos em Xapuri



Desfile do Bloco Campeão De Olho na Bolívia
 
O carnaval Ecológico Folia na Princesinha teve na quarta noite o resultado da competição entre Blocos que se apresentaram na segunda noite  abrilhantando  o carnaval, levando muita criatividade e beleza para a quadra carnavalesca  de Xapuri. Vencedor do casal de rei e rainha do carnaval o Bloco De Olho na Bolívia faturou pela primeira vez a competição  entre blocos. Com premiação total de dois mil reais divididos entre primeiro, segundo e terceiro lugar  o carnaval gera empregos temporários,   renda  e  aquece o setor da alimentação, rede hoteleira, costura e criatividade com confecção de fantasias e abadás.

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval Ecológico começa em Xapuri com escolha do rei e rainha

O carnaval ecológico Folia na Princesinha começou com grande participação popular e participação dos candidatos a rei e rainha mirim, da melhor idade e adulto. Representando os blocos carnavalescos que concorrem no sábado dia 05 e na segunda-feira dia 07 à  premiação de R$ 1.000,00,  o casal vencedor  foi Marcos e Daiane ambos representando o Bloco de Olho na Bolívia e ganharam uma premiação individual de R$ 500,00 cada. No sábado, a programação terá inicio as 23:00h com desfile dos blocos, da Melhor Idade, K entre nós, Natex e de Olho na Bolívia. Na entrega da premiação o Prefeito Bira Vasconcelos falou da alegria que o carnaval tem e da importância de todos brincarem e se divertirem em paz sem violência, o prefeito falou também do resgate do enterro do carnaval que vai acontecer na ultima noite onde vai acabar as 05:00h da manhã e depois o povo vai sair pelas ruas da cidade acompanhados pela banda de música Dona Julia Gonçalves Passarinho até a praça São Sebastião.

SÁBADO 05/03 
23:00 -  BANDA AGYTU´S
ESCOLHA DE BLOCOS
BANDA FRUTOS DA TERRA
DOMINGO 06/03
16:00 -  RODA DE SAMBA  - BANDA SORRISO MULEQUE
18:00 – 21:00 BAILE INFANTIL -  FRUTOS DA TERRA  
BANDA LEVADO DO GUETO
BANDA AGYTU’S
BANDA FRUTOS DA TERRA
SEGUNDA 07/03
16:00 -  RODA DE SAMBA - BANDA SORRISO MULEQUE
18: 00 – 21: 00 BAILE INFANTIL -  AGYTU’S
LEVADO DO  GUETO
BANDA FRUTOS DA TERRA
TERÇA 08/03
 16:00 -  RODA DE SAMBA - SORRISO MULEQUE
18: 00 – 21:00 BAILE INFANTIL - LEVADO  DO   GUETO
LEVADO DO GUETO
BANDA FRUTOS DA TERRA ATÉ AS 05:00 DA MANHÃ.
RESGATE DO ENTERRO DO CARNAVAL PELAS RUAS DA CIDADE COM A BANDA DE MÚSICA DONA JULIA GONÇALVES PASSARINHO ATÉ PRAÇA SÃO SEBASTIÃO