sexta-feira, 29 de abril de 2011

Prefeitura e comunidade fecham rua Plácido de Castro


Após audiência publica realizada na noite desta quinta-feira dia 28 de abril no bairro Braga Sobrinho, o prefeito Bira Vasconcelos e a comunidade do bairro representada pela grande maioria dos moradores resolveram fechar a rua principal do bairro. Com a grande cheia do rio Acre deste ano o desbarrancamento atingiu um trecho da rua levando preocupação para os moradores e para o transito no local. A prefeitura de Xapuri sinalizou o local e fechou o transito para carros grandes, mais percebe-se que continua a ceder. Bira Vasconcelos alertou a população quanto à decisão mais que nesse momento é necessária para proteger a população e preservar vidas. Um engenheiro do Deracre fará vistoria no local e buscará alternativas para contenção do desbarrancamento e recuperação da rua. O prefeito Bira firmou compromisso de fazer uma operação tapa-buracos no bairro. A rua Plácido de Castro teve a conclusão da sua pavimentação no inicio da administração Todos por Xapuri e já foi recuperada duas vezes. Com a proximidade do rio Acre as obras de pavimentação ficam comprometidas principalmente a compactação por isso buracos são constantes no local.

domingo, 24 de abril de 2011

EU SOU 12 POR 8

26 de Abril  Dia Nacional de Combate a Hipertensão
A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando grande programação durante todo o dia 26 de abril em sete pontos da cidade. Profissionais de saúde estarão verificando a pressão arterial das pessoas, distribuindo material educativo e passando informações sobre as doenças cardiovasculares, com destaque para a hipertensão. Orientações sobre a importância dos Exercícios Físicos no Combate a Hipertensão e Encerramento com um Aulão de Ginástica Educativa. 
Confira os pontos estratégicos e participe:
Dia 26/04 - 8:00h - 12:00h
Atendimento Clínico e orientações aos usuários do serviço básico de saúde, sobre o Combate a Hipertensão nas Unidades.

Dia 26/04 - 14:00h -17:00h
Atendimento Clínico nas Unidades de Saúde.
Orientações à população sobre o Combate a Hipertensão (realizados pelos ACS), em pontos estratégicos.

Ponto 1: Praça São Gabriel

Ponto 2: Praça do Cemitério

Ponto 3: Praça da Bolívia

Ponto 4: Praça da Sibéria

Ponto 5: Laranjal (Rua Francisco Vieira de Souza)

Ponto 6: Entrada do Pólo Moveleiro

Ponto 7: Praça São Sebastião

26/04 - 17:30h -19:00h
Local: Centro de Eventos da Praça São Gabriel

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Começa campanha de vacinação em Xapuri

A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri deu início no ultimo dia 20 de abril à campanha de vacinação na zona urbana e rural do município. Vacina da Influenza  com publico alvo para gestantes, crianças menores de dois anos e idosos acima de 60 anos e vacina da febre amarela para todas as idades já se encontram disponíveis em todas as unidades de saúde do município nos horários das 8:00 às 11:30h e das 14:00 às 17:30h. Na zona rural o calendário terá inicio no dia 27 e 28 de abril. No dia 27 no seringal Filipinas colocação Bom Destino  a partir das 8:30h, e no dia 28 no seringal  Filipinas colocação Terra Alta também as 8:30h.  45 profissionais em saúde estão envolvidos na campanha deste ano, a secretaria irá fixar vários pontos de vacinação na cidade: bancos, igrejas, praças e escolas  serão parceiros da campanha que visa cobrir 100% a estimativa do ministério contemplando toda população xapuriense.

terça-feira, 19 de abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Escolas da zona rural começam o ano letivo

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao ano letivo das escolas da zona rural do município no ultimo dia 11 de abril. Professores passaram por planejamento, capacitação e receberam novos materiais didáticos e pedagógicos. 28 escolas começaram o ano letivo, muitas delas receberam reformas contempladas pelo Pró-Acre e outras construção total e reformas parciais pelo município além de receberem carteiras, armários e ventiladores. Em parceria com o Governo do Estado mais comunidades serão contempladas com o transporte escolar O Secretário Municipal de Educação professor João Ribeiro disse que a parceria para o transporte escolar visa também garantir melhoria no transporte e a segurança dos alunos. Em algumas comunidades foram entregues bicicletas para os alunos chegarem até as escolas. A Secretaria investiu também na ampliação da coordenação rural garantindo maior apoio aos professores e à comunidade. Com a contratação de professores pedagogos no ultimo concurso público espera-se uma melhoria na qualidade do ensino e nos índices educacionais do município.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Prefeitura no bairro Hermínio de Melo

A Prefeitura  de Xapuri convida a todos os moradores do bairro Hermínio de Melo para uma reunião de planejamento  das ações da administração nesta comunidade.
Participe! É nesta sexta-feira dia 15 de abril as 17:30h no prédio da banda de música.
Prefeitura no bairro. Uma gestão participativa.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeitura intensifica apoio às famílias desabrigadas

A Prefeitura  de Xapuri realizou reunião nesta terça-feira dia 12 de abril para avaliar as ações que estão sendo realizadas em apoio às famílias desabrigadas pela cheia do Rio Acre e prevenção às doenças no momento da cheia e na vazante do rio. Todas as secretarias estão empenhadas, a Secretaria de Saúde está realizando visitas entregando folheto com informações de prevenção às doenças através dos agentes de saúde e auxiliando na identificação e  apoio na retirada de pessoas das áreas de risco. Com apoio do Depasa, Polícia Militar, Conselho  Tutelar e da Vigilância Sanitária a Defesa Civil Municipal está retirando o acumulo de galhos e árvores que se acumulam nos barrancos do rio, isolamento das áreas de risco e campanha de conscientização para as pessoas evitarem contato com a água principalmente as crianças.  Durante todo o dia a cota do Rio Acre esteve estável em 14.20cm.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Ano da infra estrutura

Mesmo com o forte inverno que vem castigando a região a Prefeitura de Xapuri já está trabalhando na produção de tijolos para pavimentação de ruas e calçadas. Meta para este ano de calçar 8 km de ruas, Prefeitura e Governo do Estado ganham tempo enquanto esperam o verão chegar. Na ultima semana, foi utilizado pela primeira vez o forno da cerâmica municipal onde foram queimados cerca de 60 mil tijolos maciços. Com o novo forno é possível reduzir o tempo que se levava para ficar pronto a queima dos tijolos, o que antes poderia demorar até uma semana hoje dura apenas 36 horas. O forno é equipado com aparelhos para ajudar a distribuir a quentura para todos os cantos dentro do forno  e  com ventiladores para ajudar no resfriamento.  Técnicos do Depasa e Funtac coletaram material para fazer estudo da qualidade. Nesse primeiro momento já são gerados 12 empregos na fabricação dos tijolos e esse número deverá dobrar com a chegada do verão. 

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cine Casa Branca

Começa nesta segunda-feira dia 11 de abril mais um compromisso de campanha do Prefeito Bira Vasconcelos, o Cine Casa Branca. A idéia do projeto é levar amostra da cultura nacional do cinema a população xapuriense. Em 2010 foram realizadas algumas apresentações com a participação de escolas e da comunidade. Serão dois dias por semana, as segundas terá início às 20:00h as quintas as 18:00h para crianças e as 20:00h para adultos. A Fundação  Municipal de Cultura e Desporto adquiriu grande acervo de filmes e documentários todos nacionais que serão exibidos através deste projeto. Nesta segunda será exibido o filme  Os Xeretas, na quinta-feira será o filme Lasanha Assassina  e Madame Satã. Participe!

Rio Acre chega a 14,16 metros

O Rio Acre continua subindo em Xapuri.

domingo, 10 de abril de 2011

Prefeitura retira famílias de áreas alagadas

A Prefeitura de Xapuri começa a retirar famílias que moram em áreas de risco alagadas pela cheia do Rio Acre. Já foram retiradas 3 famílias  da rua Major Salinas que tiveram seus pertences retirados e  hospedados em hotéis da cidade. O prefeito Bira Vasconcelos que está a caminho de Brasília antes de viajar reuniu a equipe da prefeitura para prestar apoio as famílias desabrigas. A Secretaria de infra estrutura está de plantão com caminhões e pessoal de apoio 24 horas para ajudar população. Os telefones de contato são 8415 -  3720 ou 3542 - 2721 .  Rio ultrapassa 14 metros de profundidade. Mais cedo postei aqui 13.80m agora por volta das 17:30h são 14m 01cm e muito balseiro descendo.

Rio Acre sobe em Xapuri e desabriga famílias

casa começa a ser desocupada no bairro da Bolívia
Praça São Sebastião vira estacionamento de barcos
A grande quantidade de chuvas na região tem levado a rápida cheia do Rio Acre em Xapuri nos últimos dias. Na madrugada deste domingo a água subiu em ritmo acelerado e já encobre parte da praça São Sebastião, levando a desocupação de um clube que fica a margem do rio e preocupando moradores da rua  Major Salinas. No bairro da Bolívia o Igarapé Santa Rosa que deságua no rio Acre subiu levando duas residências a serem desocupadas uma delas com o auxilio de um barco para retirada dos pertences da família. A marca da água chega a 13.80m no marcador oficial que monitora as cheias e vazantes do rio. Até as 10:00h é visível a  subida do rio. No sábado parte da rua Plácido de Castro  no bairro da Bolívia já ameaçava desabar com a chegada da água.
marcador do nível da água chega a 13:80m

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Fórum municipal de Segurança Pública em Xapuri

Governo reúne sociedade civil para debater políticas do setorA população de Xapuri está sendo convidada a participar de um fórum de Segurança Pública. Uma ação do governo do Estado com vistas a construir a partir do olhar da própria sociedade, um diagnóstico que sirva de subsídios para a implantação das políticas de Segurança Pública.

O Fórum de Xapuri acontecerá a partir das 15 horas desta sexta-feira, 8, no Salão Paroquial. Na oportunidade será apresentado o plano estratégico de metas para reduzir os índices de criminalidade, construído com a visão dos gestores de segurança pública já apresentado e aprovado pelo governador Tião Viana.

Agora, o mesmo plano será apresentado à sociedade civil de cada município para uma discussão mais ampla e possa receber as alterações eventuais tiradas dos anseios populares.

O encontro em Xapuri é o primeiro entre os fóruns que serão levados a todos os municípios do Estado. Segundo o secretário de Segurança Pública, Reni Graebner, a realização dos fóruns permitirá que um diagnóstico amplo possa propor ao Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública iniciativas que somente os órgãos de segurança do município podem visualizar como sendo viável e adequado às suas especificidades, tanto do ponto de vista operacional quando dos elementos que compõem a rede governamental e não-governamental de cada município.
Fonte: Agência de Notícias do Acre

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Prefeitura no Bairro

A Prefeitura de Xapuri realizará nesta quarta-feira dia 06 de abril, a primeira audiência Pública nos bairros da cidade. Proposta de governo do Prefeito Bira Vasconcelos, a reunião acontece em todos os bairros e nas comunidades da zona rural com a população para discutir reivindicações, problemas, melhorias, apresentação ações da municipalidade para a comunidade e juntos buscar soluções. O programa Prefeitura no Bairro. Uma Gestão Participativa começará pelo Bairro Constantino Melo Sarkis um dos bairros que mais vem recebendo investimentos da administração municipal, as 17:30h na escola Caminho do Saber. Participe.

sábado, 2 de abril de 2011

Alto Acre x Atlético Acreano em Xapuri

Neste sábado Xapuri realizará partida entre Alto Acre Futebol Clube contra Atlético Acreano válida pelo campeonato Acreano de Futebol. A partida será no estado Álvaro Felício Abrahão considerado um dos melhores  do Estado  principalmente  depois que teve sua iluminação inaugurada no final do ano passado. Espera-se grande público repetindo os jogos  finais do municipal e do primeiro jogo profissional no município. A partida terá inicio as 19:30h.