quarta-feira, 30 de julho de 2014

Xapuri realizará a IV etapa do campeonato intermunicipal de corrida ciclista

Ciclistas de Xapuri, Epitaciolândia, Brasiléia e Cobija participarão da IV etapa do Campeonato Intermunicipal de corrida ciclista prova de estrada que acontecerá em Xapuri no próximo sábado dia 02  de agosto com saída as 8:00 h no Auto Posto Art Móveis.

Os ciclistas do município que queiram participar podem se inscrever na Fundação Municipal de Cultura e Esporte e participar da fase municipal.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Mecanização de terras avança em Xapuri

A Secretaria  Municipal de Agricultura divulga a programação semanal de mecanização de terras que contemplará a partir do dia 30 de julho  a comunidade do ramal do Bosque, onde 10 famílias serão beneficiadas com o programa.


A meta para este ano é a mecanização de 300 hectares de terras para pequenos produtores e a recuperação de áreas degradadas para o plantio de milho e mandioca, contribuindo para a redução da queima dos pastos e causando menos impacto ambiental.

Iniciado em 2013, o programa conta com três tratores que mecanizaram no primeiro ano 560 hectares, existiam muitas demandas atrasadas no município que acabava o verão e não conseguiam chegar até o produtor, por isso o programa foi priorizado em 2103 e muitos produtores foram contemplados voltando a plantar em suas terras.


O programa vai acontecer até o final de setembro e é fruto de uma parceria Prefeitura, comunidades e associações de moradores rurais.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prefeitura de Xapuri recebe livros que ajudarão na alfabetização de alunos do município

A secretaria municipal de educação de Xapuri recebeu na manhã desta ultima terça-feira, 22, do Fundo Nacional do Desenvolvimento Escolar, vários Módulos de Matemática para auxiliar a rede de ensino municipal no programa de alfabetização, por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

A Secretaria Municipal de Educação de Xapuri aderiu desde o ano passado ao Pacto Nacional pela Alfabetização da Idade Certa (PNAIC).

Em 2013 a ênfase do programa foi em Língua Portuguesa, e em 2014 o foco é a alfabetização Matemática.

A secretária municipal destacou como que é realizado o trabalho pela coordenação do programa no município.

“Os orientadores de estudo Rodrigo Nogueira de Araújo e Elisa da Costa Garcia, sobre a coordenação de Raimundo Marçal chale, trabalham com seis professores alfabetizadores do 1º ao 3º ano da zona urbana da Escola Profª Rita Maia e 39 professores da zona rural. Realizando encontros presencias de formação e acompanhamentos diretamente nas escolas. O FNDE fornece aos municípios os módulos para serem utilizados nas formações realizadas com os professores. O material está dividido em 8 módulos, sendo que 4 são trabalhados em 8 horas cada um, e os demais em 12 horas cada. Totalizando um total de 80 horas de formação durante o ano. Tal material contém diversas temáticas para dinamizar o ensino de matemática na sala de aula, fazendo uso de diversos jogos didáticos. Hoje recebemos do FNDE os Módulos de Matemática do PNAIC.” Frisou Albuquerque.

A secretária de educação de Xapuri Rosiany Albuquerque destacou a alegria de esta recebendo estas novas ferramentas para o ensino municipal.

“Hoje recebemos os Módulos de Matemática do PNAIC. Ver o Coordenador Raimundo Marçal, os formadores Rodrigo e Elisa, felizes em receber todo este material é uma alegria muito grande. Sei da luta diária desta equipe para trabalhar a Matemática nas escolas Rurais e a urbana Rita Maia. Agora sim turma, material na mão só desenvolver com responsabilidade o trabalho, pois as crianças estão lutando por um futuro melhor.” Festejou Rosiany.
Assessoria PMX

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Com recurso próprio, Prefeitura realiza saneamento básico em Xapuri

Trechos das ruas Nações Unidas  no bairro Hermínio de Melo e da rua 20 de Janeiro no bairro do Pantanal recebem saneamento básico.

Compromisso do prefeito Marcinho Miranda com as famílias que residem nessas ruas que há cerca de 10 anos receberam pavimentação em tijolos sem que se tivesse feita à rede de esgoto, passando a conviver com o mau cheiro além de animais peçonhentos e a grande quantidade de insetos.


Moradores da rua Nações Unidas relatam que era insuportável o cheiro e a quantidade de insetos tendo que ficar com as casas fechadas todo tempo, que alguns moradores até procuraram vender suas propriedades que ficam na beira do esgoto mas não conseguiram porque sofria grande desvalorização.

“Estamos honrando esse compromisso que assumimos  com essas famílias, estamos fazendo esse trabalho de saneamento básico com recurso próprio, muitos políticos não fazem saneamento porque é uma coisa que ninguém vê porque fica enterrado mais nós vamos continuar fazendo principalmente em locais como esses que se tem um grande prejuízo a saúde das pessoas”, ressaltou Marcinho Miranda.


quarta-feira, 23 de julho de 2014

Ação social realiza ações nos bairros de Xapuri


Uma equipe da Secretaria de Ação Social com contadores de história, professor de Educação Física, Assistente Social, professor de musica  e técnicos da secretaria  estão durante todo o dia de hoje no bairro Constantino Melo Sarkis. A Ação visa levantar demanda para cursos para famílias contempladas pelo programa, realizar inscrições para os cursos do Pronatec que estão em curso no município, realizar um dia de recreação para essas as crianças do programa com brincadeiras tradicionais como pular corda brincadeira do elástico, futebol, volei, contação de história, inserir jovens na fanfarra municipal, proporcionar atualização cadastral as pessoas contempladas pelo bolsa família e visitar as casas dessas pessoas.

Esta ação já esteve nas ultimas semanas nos bairros da Bolívia e Sibéria e contemplará todos os bairros da cidade, para secretária municipal de Ação Social Elisangela Horácio a iniciativa visa chegar mais perto das famílias contempladas pelo programa no município, criar esse momento de recreação e lógico proporcionar a eles a atualização dos seus cadastros para que não venham a se prejudicar e a perder a bolsa.

Prefeitura realiza mais uma etapa da operação tapa buracos

Mais uma etapa da operação tapa buracos é realizada em Xapuri. Trechos da rua 24 de janeiro estão sendo recuperados com asfalto, 12 toneladas de asfalto chegaram na manha desta quarta-feira dia 23 de junho e é esperada a mesma quantidade para semana que vem para que seja concluída a rua 24 de janeiro.

O prefeito Marcinho Miranda vem comprado asfalto da usina da Semsur  Prefeitura  de Rio Branco que  de certo modo não vinha fornecendo para o município devido a grande demanda na capital que ficou durante um bom tempo sem matéria prima para produção do asfalto devido a cheia do Rio Madeira ocasionando um atraso também no fornecimento para municípios que compram da usina.

sábado, 19 de julho de 2014

Final do campeonato xapuriense será neste sábado

O campeonato xapuriense de futebol terá sua grande final neste sábado no estádio Álvaro Felício Abrahão.
Vasco da Gama e Rio Branco se enfrentam às 16 horas disputando o terceiro lugar e às 18 h Constantino e limoeiro  disputam a grande final.

Grande publico é esperado para prestigiar o evento que desde o inicio da competição reúne a família xapuriense para torcer pelos seus esportistas. 

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Exclusivo!

Objeto que caiu do céu pode ser tanque de foguete




Nos últimos dias uma noticia tomou os noticiários do Estado por conta de um objeto que foi encontrado na mata próximo a cidade de xapuri e deixou moradores e curiosos a espera de imagens que comprovem a noticia circulada na internet.

Localizado  pelo senhor José Maria Ferreira de Souza na colônia Rei Davi  no seringal Porto Franco distante cerca de 12 quilômetros o objeto que tem formato redondo e duas aberturas semelhantes, encontra-se parcialmente deteriorado devido o impacto na queda com as árvores da floresta e deixando um rastro de galhos e arvores quebradas até o local onde caiu abrindo um buraco no chão.

As fotos foram mostradas a um professor de Física da cidade que pesquisou em livros e na internet e tudo leva a crer pela semelhança do objeto ser um tanque de combustível de foguete nível 3.


Fotos Eguinaldo Siqueira de Almeida

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Bairro Constantino recebe mutirão da limpeza

A Prefeitura de Xapuri está realizando um mutirão de limpeza no bairro Constantino Melo Sarkis.
Esse mutirão da limpeza acontece Simultaneamente  as outras frentes de trabalho que  diariamente retiram entulho por toda a cidade.
O Constantino é o primeiro bairro a receber essa equipe que está realizando Capina, varredura, coleta de lixo, retirada de entulho e recuperação da iluminação publica, ruas que dão acesso ao bairro também  foram contempladas com esses serviços.

A população foi avisada e está participando realizando limpeza nos seus quintais e colocando seu lixo na beira da rua sendo recolhido gratuitamente. O próximo bairro a ser contemplado será o bairro  Pantanal.