quinta-feira, 30 de abril de 2015

Marcinho Inaugura UBS do bairro da Sibéria em Xapuri

Na manhã do dia 30 de abril o prefeito Marcinho Miranda Inaugurou a Unidade Básica de Saúde José Francisco Silva no bairro da Sibéria.

Em sua administração já foram ampliadas e reformadas as unidades de saúde do Pantanal, Mutirão, centro de Saúde Dr Félix Bestene Neto no centro e está em fase de conclusão as obras de construção da unidade de saúde do bairro da Bolívia e a UPA da rua do Ibama.

Para o secretário de Saúde Alécio Miranda é um momento de muito orgulho para ele por está a frente da secretaria e poder está vivenciando esse momento de avanço na saúde municipal, “estou muito orgulhoso de poder está colaborando para que tudo isso aconteça é uma vitória para toda nossa comunidade”, Alécio falou ainda que está é a segunda unidade a ser 100% climatizada, “ todas as salas são climatizadas, para acolhermos melhor nossa população”.

Na cerimônia estavam presentes os vereadores Gessi Capelão presidente da Câmara, Paraná, Chiquinho Barbosa, Eudes e Iran Florêncio, Gessi falou em nome da Câmara Municipal e parabenizou o prefeito pela assistência que sua administração tem dado a saúde “quero parabenizar o Marcinho por mais essa unidade entregue para nossa população e vamos lutar juntos para transformá-la em uma unidade 24 até que tenha uma ponte que tire a Sibéria  do isolamento”.

O professor João Jorge João agradeceu em nome das famílias da Sibéria pela unidade no bairro, “vem em boa hora uma vez que depois da alagação nem hospital nossa cidade está tendo, tenho certeza que a população vai zelar por esta obra, quero parabenizar toda administração”.

O prefeito Marcinho Miranda disse que é um momento de muita felicidade para ele, agradeceu o apoio da Câmara Municipal e em especial a Lucenir agente de saúde da Unidade, fez um breve retrospecto de como era a unidade anterior onde havia sido construída em 1987 e nunca havia sido melhorada por nenhum gestor, Marcinho falou dos problemas que sua administração enfrentou com a empresa que estava construindo o prédio o que ocasionou na troca da mesma atrasando a conclusão da obra, “tivemos vários problemas durante a obra que precisávamos resolver, porque nós trabalhamos com dinheiro do povo por isso temos que ter seriedade, nas próximas semanas vamos inaugurar a nova UBS do bairro da Bolívia e vamos inaugurar também a UPA da rua do IBAMA que será uma referencia em nossa administração, temos uma conversa com o Governo do Estado que nos procurou pedindo o prédio para instalação do Hospital, mais é uma conversa que temos que amadurecer, temos que reunir nossa sociedade, ouvir nossos vereadores, ouvir nossa população e depois resolvermos com o governo” o prefeito falou do quanto a saúde de Xapuri tem avançado “ reformamos e ampliamos todas as unidades de saúde e estamos buscando recursos para construir duas unidades na zona rural uma no Tupã e outra na cachoeira, além da  recuperação da unidade móvel abandona a quase uma década e hoje está aqui nos servindo, nosso carro chefe da nossa administração é a saúde porque se a pessoa que não tem saúde não tem nada”.

A programação aconteceu durante todo o dia com atendimento médico, palestras e atividades culturais. 

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Marcinho convida população para inauguração da UBS no bairro da Sibéria

O prefeito de Xapuri, Marcio Pereira Miranda e o Secretário Municipal de Saúde Alécio Pereira Miranda convidam a população de Xapuri para a cerimônia de inauguração da unidade básica de Saúde (UBS) José Francisco Silva no bairro da Sibéria.

Dia 30 de abril às 8 horas na referida unidade onde haverá uma vasta programação com atendimento médico, odontológico, enfermagem e vacinação.

domingo, 26 de abril de 2015

Prefeitura realiza atendimento no polo do entroncamento

Na ultima sexta-feira dia 24 de abril a Prefeitura de Xapuri através das secretarias de Ação Social e Saúde realizaram atendimentos durante todo o dia na escola municipal rural Jofre Alves Koury distante 11 km do centro da cidade localizada no polo do Entroncamento.
Na área da Saúde foram realizados testes de glicemia, vacinação, consultas, pesagem e acompanhamento das crianças beneficiárias dos programas sociais, na Ação Social foram realizados  novos cadastros do bolsa família, atualização cadastral e entrega de informativos na comunidade.

A prefeitura tem realizado essas ações em várias comunidades da zona rural buscando evitar que algum beneficiário perca seu beneficio por falta de atualização cadastral. 

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Cursos e capacitações em Xapuri

Parceria entre Prefeitura de Xapuri e Instituto Dom Moacyr formou 40 alunos nos cursos de Auxiliar Administrativo e Salgadeira.

A secretaria de Ação Social vem oferecendo cursos em parceria com Governo e instituições que possam ser oferecidos principalmente para beneficiários dos programas sociais atendidos pelo Governo Federal.

Na ocasião da formatura  foram anunciados mais três cursos novos que serão oferecidos na comunidade Vai Quem Quer seringal São José Inseminação Artificial, Tratorista e Fabricação de sabão caseiro com inicio no próximo mês, no Vai  Quem Quer também foi concluído o curso de Doces e Salgados na ultima semana, os cursos que serão oferecidos terão 15 vagas para cada.
 

Segundo o coordenador dos cursos da Secretaria  de Ação Social Salustiano Diogo, “é feita uma pesquisa sobre a demanda e a necessidade da oferta de cada curso, mediante essa demanda buscamos parcerias para ofertar a comunidade”. 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Firma mandada pelo Governo não pagou os trabalhadores em Xapuri

Os trabalhadores que prestaram serviço braçal para empresa MM Ativa mandada pelo Governo do Estado do Acre para trabalhar na limpeza da cidade após alagação reclamam não terem recebido  uma quantia de aproximadamente R$ 490,00 referentes aos dias de trabalhos prestados à empresa.

Segundo um dos trabalhadores já está completando dois meses da data combinada inicialmente, cada vez que os trabalhadores procuram contato com representantes da empresa  uma nova data é combinada e não acertada. Em Xapuri são 12 trabalhadores.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Com recurso próprio Marcinho começará a pagar bolsa moradia em Xapuri

O prefeito Macinho Miranda esteve reunido durante a manha do dia 21 de abril com as 25 famílias que se encontram desabrigadas no ginásio de esportes de Xapuri.

Acompanhado dos vereadores Celso Gárcia, Iran Florêncio, Rivando Mota  e do presidente da Câmara Municipal  vereador Gessi, e do Deputado Estadual Antônio Pedro o prefeito falou do quanto tem trabalhado buscando uma solução para o problema, “temos buscado a cada dia, junto ao Governo Federal e Estadual  chegar a uma solução para resolver a situação dessas pessoas, sabemos que as coisas são demoradas, é burocrático,  leva um tempo, é uma situação que envolve vários municípios do nosso Estado e está demorando para todos”, nas ultimas semanas os moradores do abrigo tem procurado vereadores e o próprio prefeito alegando que não há mais condição  da permanência das famílias no abrigo por conta do relacionamento entre as pessoas, “aqui tá complicado, é gente que nunca roubou roubando, falando da vida dos outros, brigando com todo mundo, não dá mais, estamos sendo assistidos pela Prefeitura más não vivemos só de comida, precisamos de ir cada um para o seu lugar” ressaltou a dona Maria uma das desabrigadas.


Diante da situação, o prefeito Marcinho MIranda fez contato com as autoridades tanto do Governo Federal quanto do Governo do Estado que não tem uma solução em curto prazo para resolver o problema que já se arrasta há quase dois meses, “aprovamos a lei na Câmara  Municipal e vamos dá inicio ao programa que cria a Bolsa Moradia Transitória  no valor de R$ 350,00 reais para as famílias que se encontram no abrigo, vamos tirar de onde não temos com recurso  próprio, más vamos procurar dá uma condição mais digna possível para essas famílias para que possam procurar um lugar para viver, e procurar voltar as suas vidas à normalidade”, a bolsa Moradia Transitória  prevê  um prazo de seis meses de duração ou até enquanto as famílias possam receber sua casa,  a prefeitura iniciará o pagamento até logo o auxilio comece a ser pago pelo Governo Federal.  
O Deputado Antônio Pedro também falou o quanto tem lutado na Assembleia  Legislativa pelos desabrigados, “estamos falando constantemente na Assembleia sobre a situação que essas pessoas estão passando, tenho cobrado do Governo do Estado uma solução que venha a diminuir o sofrimento dessas pessoas”. 

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bairros recebem mutirão de limpeza em Xapuri

O bairro do Laranjal está recebendo o mutirão de limpeza da Prefeitura de Xapuri, o programa acontece simultaneamente à recuperação da iluminação pública nos bairros.
As ruas que ligam o bairro do Laranjal ao bairro do Hermínio de Melo estão sendo roçadas, caçambas e tratores trabalham retirando entulho das ruas, a Prefeitura pede que a população aproveite o momento para fazerem a limpeza dos quintais para que todo lixo possa ser retirado, outro trabalho que está sendo realizado é a retirada de barro e areia que se acumulam nas laterais das ruas.

“Iniciamos esse trabalho de limpeza em todo o centro da cidade por conta da alagação e suas conseqüências, agora estamos chegando aos bairros, o bairro do Pantanal já foi contemplado, estamos terminando o Hermínio e agora estamos no Laranjal” o prefeito Marcinho falou da importância do apoio das pessoas para nossa cidade ficar limpa, “esse é o momento de cada cidadão limpar seu quintal colocar seu lixo na beira da rua para que possamos retirar e deixar nossa cidade mais limpa”.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Comemorando o dia mundial da Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde de Xapuri realizou atividade na manhã do dia 14 de abril comemorando o dia mundial da saúde.

A programação reuniu alunos das escolas Divina Providência, Anthero Soares Bezerra e IFAC, que participaram de uma gincana cultural, assistiram a apresentações de dança e do grupo de capoeira Senzala e aferição de pressão arterial.

A secretaria disponibilizou profissionais da área da saúde para entrega de folhetos educativos e preventivos a saúde.


O secretário Municipal de Saúde Alécio Miranda falou da importância de uma boa alimentação e da prática de uma atividade física, “queremos conscientizar as pessoas que não basta só nos alimentarmos bem temos também que praticarmos alguma atividade física”, a programação foi realizada durante a manhã e contou com a presença do prefeito Marcinho Miranda.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Marcinho empossa novo Secretário de Ação Social

O prefeito Marcinho Miranda empossou na manhã da ultima segunda-feira dia 14 de abril o novo Secretário Municipal de Ação Social.
Juarez Ribeiro Maciel Filho professor Juarez, assume o cargo com um grande histórico na sua carreira como homem público  tendo sido diretor do campus da UFAC em Xapuri, diretor de escola, ex-prefeito, professor estadual aposentado e formado em direto.
Para o prefeito Marcinho Miranda, Juarez  é uma pessoa que vem para colaborar com o desafio que a Ação  Social oferece aqueles que já assumiram a pasta, que tem muita competência e experiência para dá continuidade  aos projetos e programas em andamento  e buscar novos desafios a equipe da secretaria.
Marcinho agradeceu também a servidora da Edinilse NIcácio que esteve a frente da secretaria desde fevereiro no período da cheia do Rio Acre e conduziu a secretaria com muita responsabilidade, “quero agradecer a Edinilse  que esteve interina na secretaria desde fevereiro e passou por essa prova de fogo que foi o período da alagação e fico feliz por saber que podemos contar com essa servidora aqui auxiliando  nosso novo secretario que está assumindo”.
A cerimônia foi realizada na Secretária  Municipal de Ação Social e contou com servidores  da municipalidade e a presença dos vereadores Paraná, Ronaldo Ferraz e Chiquinho Barbosa.

Para o novo secretário “é um grande desafio assumir está pasta, quero agradecer a confiança do prefeito, do meu partido e dizer que vamos trabalhar em prol do povo de Xapuri, sempre buscando tratar nossa população com muito respeito”.

sábado, 11 de abril de 2015

De onde veio, para onde foi



Na manhã chuvosa do dia 10 de abril por volta das 11 horas da manhã várias pessoas que se encontravam em locais diferentes de Xapuri dizem ter ouvido um barulho muito forte que segundo elas ao olhar para o céu teriam visto um avião de grande porte sobrevoando a cidade.
O relato foi comentado nas redes sociais onde pessoas relatam ter visto a aeronave sobrevoando o centro da cidade, outros teriam a visto do bairro Hermínio de Melo e bairro do Mutirão sobrevoando a pista de pouso da cidade.

Como a cena é rara uma vez que avião de grande porte não fazem rotas tão baixas muito menos aterrissam em Xapuri as pessoas ficaram apreensivas e algumas até com medo.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Ação social realiza capacitação dos servidores

Equipe da Secretaria de Ação Social realizou capacitação de todos os servidores na ultima semana, o objetivo é nivelar o conhecimento e capacitar todos para preenchimento dos cadastros do bolsa família e Cad Único.


“Através desse nivelamento vamos poder orientar melhor as pessoas e diminuir erros que acontecem no preenchimento dos cadastros evitando que as famílias sejam penalizadas”, disse a secretária em exercício Edinilse Nicácio a capacitação também visa ampliar a equipe que trabalha diretamente com os cadastros reduzindo o tempo de espera nos atendimentos as famílias.