sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Equipe de vigilância intensifica trabalho de combate a dengue em Xapuri

A vigilância concentrou todos os trabalhos dos agentes de endemias, na cidade, neste inicio de ano. O objetivo é aumentar o controle dos vetores neste período de inverno. Com as chuvas aumenta a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e consequentemente as notificações.

De acordo com o técnico em entomologia, Joaquim Vidal, os agentes estão realizando o trabalho de rotina com o levantamento de índices e  tratamento  de depósitos.

Com relação às notificações a secretaria de saúde encaminha relatório à vigilância que faz o diagnóstico e tratamento com UBV nas localidades com suspeitas de casos de dengue.

Os índices fechados em 29 de Dezembro de 2010 apontam Xapuri com 1,12 % de infestação predial. Para o ministério da saúde o percentual de 1% já deixa o município em situação de risco.

O bairro com maior presença do vetor é o Braga Sobrinho com 3,15 % de infestação, já o Cageacre não foi até o momento detectado a presença do mosquito o que segundo Joaquim não impede os moradores de continuarem cuidando de seus quintais e caixas d’água. Em 2010 nesta mesma época do ano o índice geral registrado no município  era de 4%.

Os dados também mostram que 90% das larvas do mosquito da dengue são encontradas no lixo. Então fica o recado. Tenha mais cuidado na maneira de armazenar o lixo.

Fernanda Gomes- Assessoria PMX

Um comentário:

  1. Caro companheiro Haroldo, meu nome é Edilson Neri Jr e sou paraense de Belém. Encontrei seu blog em uma pesquisa que estou fazendo pra encontrar o significado da palavra Xapuri. Gostaría de saber se você conhece o significado desta palavra... Aproveito pra dizer que sou matemático da UFPA e gostaría de saber como anda o estudo da matemática aí no Acre, em especial da sua cidade. Se você puder, deixe um e-mail para que eu entre em contato com você.
    Att.

    Edilson Neri - edilson_neri@yahoo.com.br

    ResponderExcluir