terça-feira, 3 de maio de 2011

Prefeitura de Xapuri e Governo do Acre vão reativar fábrica de vassouras e saboaria da Sibéria


Desde 2009 o prefeito Bira Vasconcelos está discutindo com a população de Xapuri a criação e o fortalecimento de empreendimentos capazes de gerar emprego e renda as pessoas que  inda ocupam os índices de desempregados do município.

Pensando nisso, foram reavaliadas iniciativas que possuem viabilidade econômica e social como a Fábrica de Vassouras, a Saboaria Xapuri, Pólo moveleiro dentre outras.

Com a ajuda da Secretaria Estadual de Pequenos negócios a retomada do projeto da Saboaria da Sibéria e da Fábrica de vassouras de garrafas pet está a todo vapor.  
Os equipamentos de ambas já foram comprados e agora os futuros trabalhadores já estão sendo mobilizados e preparados para assumirem os negócios.

A fábrica de vassouras terá nos dois primeiros anos como financiadores a prefeitura de Xapuri e o governo do Estado, depois o projeto será gerido através de cooperativa. Os trabalhadores formaram uma cooperativa para dar continuidade ao empreendimento.

Já fazendo parte do processo preparatório, os futuros trabalhadores da fábrica de vassouras de Xapuri foram levados pela Prefeitura e Secretaria Estadual de Pequenos Negócios para conhecerem a indústria de reciclagem do Acre PLASAC, a Unidade de Tratamento de Resíduos da capital, projeto Catar, além de uma fábrica de vassouras com equipamentos artesanais. A visita foi com o intuito de mostrar a viabilidade do projeto e de a fábrica pode agregar outras possibilidades com a mesma matéria prima, que é o plástico das garrafas pet.

Já a Saboaria da Sibéria está com todos os equipamentos comprados e tanto a prefeitura quanto o Estado conversando com a cooperativa de sabonetes para a mais rápida execução do projeto.


Fernanda Gomes, Assessoria da PMX

Nenhum comentário:

Postar um comentário