Em audiência pública realizada nesta sexta-feira no auditório do Cedup a população xapuriense aprovou o plano diretor de Xapuri. Instrumento que serve para nortear parâmetros de desenvolvimento para as cidades, o plano prevê o crescimento organizado dos bairros, construções de casas, tamanhos de quintais, largura de ruas, distanciamento de calçadas, áreas para implantação comercial e preservação de áreas de conservação do meio ambiente. Estiveram presentes na audiência a equipe do plano diretor de Xapuri composta por pessoas da sociedade civil, membros do CONDIAC que elaboraram o plano diretor, câmara municipal, Oca e representantes do IPHAN.
O plano diretor foi apresentado e lido para os presentes que discutiram e aprovaram a cada capitulo. Para Bira Vasconcelos a aprovação do plano diretor é de fundamental importância para Xapuri uma vez que atualiza e dita regras para todas as alterações que se fizerem necessárias no município desde infraestrutura a implantação de empresas e comércios no município, regras que no código de postura estão desatualizadas com o passar do tempo, no plano diretor estão mais claras e fundamentadas com estudos que visam o crescimento responsável e a organização do município.
O próximo passo após a audiência pública é encaminhar o plano diretor para aprovação na câmara municipal e após aprovação o período de 120 dias para divulgação e entrar em vigor.
A aprovação do plano diretor não altera construções, obras, ruas, calçadas que tenham sido construídas antes da aprovação do plano desde que estejam de acordo com código de postura do município e sim as que iniciarem após aprovação do plano diretor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário