quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Apoio e solidariedade

O governador Tião Viana desembarcou em Xapuri na manhã desta quarta-feira (22) em um helicóptero do IBAMA. Acompanhado do General Poty, da 7ª Brigada de Infantaria de Selva, e do chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, o governador fez um apelo à população do município localizada nas áreas ameaçadas pela enchente do Rio Acre.
“Peço encarecidamente a essas pessoas que não resistam à força da natureza e deixem suas casas antes que as proporções dessa enchente se agravem, pois sabemos que isso vai realmente acontecer. Sabemos que o patrimônio é importante, mas a vida, a saúde e a segurança de todas as nossas famílias de Xapuri valem muito mais”, disse o governador através da Rádio Educadora 6 de Agosto.
Tião Viana falou embasado nas informações da Defesa Civil de que houve uma baixa de 55 centímetros no nível do Rio Acre em Brasiléia. A dinâmica das enchentes diz que a água que baixa na fronteira será responsável pela subida do nível nas cidades que estão localizadas ao longo do rio.
Armin Braun, coordenador nacional da Defesa Civil prevê que a água ainda suba mais de um metro em Xapuri. Ele acrescentou que a única coisa que pode ser feita pelo Estado é a retirada das pessoas das áreas afetadas garantindo a elas as condições mais dignas possíveis durante esse momento de muito sofrimento e preocupação.
“A dinâmica da enchente assegura que o rio não baixará de nível em Xapuri nas próximas 72 horas, pelo contrário, a água ainda subirá bastante, por isso reforçamos o apelo do governador Tião Viana para que a população das áreas de risco seja evacuada o mais rapidamente possível. Sabemos que algumas pessoas estão resistindo em sair, mas temos o dever de convencê-las e retirá-las daqui”, afirmou.
General Poty, da 7ª Brigada de Infantaria de Selva, se colocou à inteira disposição do prefeito Bira Vasconcelos no apoio às vítimas da alagação. O município já está contando com o reforço de 46 soldados do Exército Brasileiro e deve receber o quantitativo de mais 25 homens até o final desta quarta-feira.
“O momento é de muita dificuldade, mas estamos ao lado da população. A determinação da presidente Dilma Rousseff é para que o Acre receba todo o apoio necessário para superar esse momento de aflição”, afirmou.
O governador Tião Viana visitou também o Hospital Epaminondas Jácome, onde 11 pacientes se encontram hospitalizados. A casa de saúde de Xapuri está localizada a poucos metros de onde a água do Rio Acre está nesse momento, mas apesar da proximidade a situação ainda é considerada segura.
“Viemos aqui trazer ajuda,  mas também muita solidariedade e carinho a essas pessoas que passam por momentos de muita aflição”, completou o governador.
O prefeito Bira Vasconcelos acompanhou o governador Tião Viana durante sua estada em Xapuri e agradeceu pelo apoio recebido do governo do Estado.
“Decretamos estado de emergência porque exaurimos nossa capacidade de atender à população. Nossa situação seria catastrófica se não tivéssemos ao nosso lado os governos estadual e federal para nos socorrer num dos momentos mais difíceis da história do município!, afirmou o prefeito de Xapuri.
Solidariedade
Xapuri tem se descoberto uma cidade muito solidária nessa enchente histórica que assola o município. Como prova disso, o dado informado pela prefeitura de que mais de dois terços das pessoas desabrigadas pelas águas do Rio Acre estão em casas de amigos e parentes.
O governador Tião Viana averiguando a situação da Ponte da Bolívia acompanhado do prefeito Bira Vasconcelos, do General Poty, da 7ª Brigada de Infantaria de Selva, e do chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.

Um comentário:

  1. Caro Haroudo,

    Os filhos e amigos de Xapuri que residem em Rio Branco estão mobilizados para coletar doações e enviar para Xapuri.

    Estamos mobilizando nossas redes de contato para receber doações até sabado. Enviaremos para Xapuri provavelmente nno transporte cedido pela SEPN do Governo. Informe uma pessoa de contato para que possamos falar.

    Carlos Estevão

    ResponderExcluir