sexta-feira, 13 de abril de 2012

Projeto Pescadores de Livros premia vencedores

Projeto iniciado na escola Divina Providência em 2011 ainda na administração do Diretor Elsilvânio Franco, coordenado pelo Professor Idelson Marques de Holanda, envolvendo Ensino fundamental e Médio.
Através de Gincana educacional foram arrecadados alimentos, roupas, livros didáticos, contudo, foram arrecadados 60 sextas básicas e distribuídas no Natal e 3.202 reais do qual foi usado pra comprar livros para a Biblioteca da escola. Foram comprados 145 livros e doados 115, totalizando em geral 260 livros que estavam todos expostos hoje no corredor da escola.
Ainda em 2011, com o projeto, foi levantado o desafio para todos os alunos da escola de maior leitor do ano. O aluno disposto a participar tinha que ler a maior quantidade de livro e depois fazer uma resenha. Com isso haveria 4 premiações, evolvendo tanto ensino Fundamental como Médio. Sendo elas dois celulares, para o terceiro e quarto lugar, uma Bicicleta para o segundo lugar e um Notebook para o primeiro.
O Professor Elsilvânio Franco fala da sua parceria com o prefeito Bira Vasconcelos que sempre esteve apoiando cada projeto e contribui muito com a Educação no município.

O aluno vencedor do prêmio de maior leitor foi à aluna do oitavo ano “A” Jamile Mendonça de Souza, que Leu em geral 68 os livros no ano de 2011. Ela diz que esse projeto foi de muito incentivo para ela hoje gostar de ler de verdade e com isso consegue ver a importância da Leitura em sua vida. E destaca 2 livros de todos que leu, os que marcaram mais em sua vida, que foi “ A prenda do Grande Instrutor” e “Quilombo Orum Aiê”, termina falando algo muito importante “ – O estudo é um caminho que o levará para um mundo de sucesso” diz. Sua mãe Irene, fala da satisfação em vê sua filha ganhando um prêmio como este, e sente-se mais feliz ainda por saber que sua filha não fez isso só pelo projeto e sim porque gosta realmente de ler, e diz ainda: “ Desde de cedo que a Jamile tem um comportamento diferente, não gostava muito de brincar e sempre se direcionou mais para os estudos”.
Edinilson Gomes foi o ganhador do segundo lugar, cursava o segundo ano “D” do ensino médio, leu no total 16 livros, disse que se dedicou muito a leitura principalmente durante esse projeto. O livro de maior destaque em sua vida foi “O mundo de Sofia”. E nos deixa uma  frase do livro, “Nada é obtido sem o sacrifício do valor equivalente”.
O professor Idelson Marques disse que o projeto vai ter continuidade nesse ano.

Raiane Maia

2 comentários:

  1. São atividades simples, práticas e coletivas como esta que enobrecem nossa educação e os educadores que somos... Parabéns à escola e aos professores envolvidos!

    ResponderExcluir
  2. O Projeto Pescadores de Livros é simplesmente o melhor projeto de leitura do Acre. Um orgulho para nossa cidade. Parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir