quarta-feira, 25 de julho de 2012

Ifac realiza curso de Operador de Máquinas agrícolas em Xapuri


Parceria  entre o Instituto Federal do Acre – IFAC/Campus Xapuri, SEAP, Seaprof e Senar-AC possibilitaram a realização do curso de Operação e Manutenção de Máquinas Agrícolas, com carga horária de 56 horas, dividido entre prática e teoria.
 O curso foi idealizado pelos professores José Márcio Malveira da Silva e Paulo Eduardo Ferlini Teixeira para os alunos do Curso Técnico subsequente em Agroecologia turma 2010. “Foi uma demanda levantada em parcerias e com o apoio das instituições que atuam nessas áreas, foi realizado o curso” diz o Prof. Paulo Teixeira.
 Participaram do curso 10 alunos do IFAC/Campus Xapuri, dois funcionários da Seap, dois funcionários da Seaprof e três produtores do Pólo Agroflorestal do Entrocamento de Xapuri. “O curso foi ministrado pelo instrutor do Senar, Roberto Souza da Silva. As aulas teóricas aconteceram em sala de aula no IFAC/Campus Xapuri e as aulas práticas aconteceram na propriedade do senhor Galego, localizada em Xapuri”.
De acordo com o Prof. Paulo Teixeira, a iniciativa desse curso vai aumentar o conhecimento específico de suas áreas de formação e também ajudar a capacitar os trabalhadores de Xapuri. “Ao todo participaram 15 alunos que disseram que o curso foi muito produtivo, pois puderam manusear uma máquina agrícola e também saber como que fazem as manutenções preventivas e corretivas da máquina”, finaliza o professor.
O curso atende também uma demanda que vem crescendo a cada ano em Xapuri, muitos proprietários de terras adquiriram maquinários próprios através de financiamentos e politicas públicas como a realizada pela prefeitura de Xapuri que desde 2009 adotou uma prática de redução às queimadas no município com aquisição de tratores e realização de programas como o de mecanização de áreas onde só em 2011 foram mecanizados mais de 300 hectares, com a chegada do verão existe uma grande procura por profissional para operar tratores tendo que buscar profissionais até em outros municípios do Estado.
Informações e foto: IFAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário