domingo, 19 de agosto de 2012

Escola Municipal se destaca no resultado do IDEB


Escola municipal apresenta os melhores resultados entre todas as instituições de ensino de Xapuri e sai do último lugar em 2007 para a primeira colocação em 2011.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo do Ministério da Educação é de que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022. A média pretendida correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos que ficaram entre os 20 mais bem colocados do mundo.
O IDEB avalia critérios na rede pública e privada de ensino, como o desempenho dos estudantes na PROVA BRASIL, ÍNDICE DE APROVAÇÃO, bem como os DADOS DE EVASÃO ESCOLAR. No último dia 14 de agosto foi divulgado o resultado do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ano de 2011.
Destaque para o Escola Rita Maia, que melhorou seu índice em 2.3 nos últimos dois resultados, saindo do pior índice do IDEB no ano de 2007 para o melhor índice em 2011.
Segundo o diretor da Escola, Janardes da Costa Moreira, o resultado é fruto de muito trabalho, dedicação e compromisso de todos os profissionais da Educação que fazem parte da escola, assim como da parceria com a SEMED – Secretaria Municipal de Educação, que tem dado o apoio necessário através de capacitação para os professores e acompanhamento das práticas pedagógicas aplicadas na sala de aula.
“Sabemos que melhoramos bastante, mas ainda temos muito trabalho pela frente para continuarmos elevando nossos índices e alcançarmos nossas metas”, afirmou.
Com o Ideb, os sistemas municipais, estaduais e federal de ensino têm metas de qualidade para atingir. O índice, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), mostra as condições de ensino no Brasil. A fixação da média seis a ser alcançada considerou o resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), quando se aplica a metodologia do IDEB em seus resultados educacionais.
A secretaria Municipal comemorou o resultado e atribui aos investimentos que o prefeito Bira vem fazendo na educação, melhorias como concurso publico para contratação de professores com nível superior, cursos e capacitação a melhorias estruturais com reformas e construção de escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário