quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Formatura da turma de Agroecologia Campus Xapuri


A emoção marcou a formatura da turma “Prof. Dr. Marcelo Minghelli” do curso Técnico em Agroecologia, realizada pelo Instituto Federal do Acre – IFAC/Campus Xapuri, na quinta-feira, 11 de outubro. A turma teve como patronos o governador Tião Viana, o prefeito Ubiraci Vasconcelos e o Prof. Breno Silveira, reitor Pro Tempore da instituição. O coral do IFAC/Campus Sena Madureira fez uma participação especial na solenidade.
A turma teve como paraninfos o Diretor da Unidade, Prof. Sérgio Flórido, o coordenador do curso, Prof. Dr. José Marcio Malveira e o pró-reitor de Ensino do IFAC, Prof. Dr. Ricardo Hoffmann. Na solenidade o Prof. Ricardo Hoffmann substituiu o Prof. Breno Silveira, na presidência da mesa diretiva, como reitor Pro Tempore Substituto.
Esta é a segunda turma formada no Campus de Xapuri. A primeira turma foi do curso de Técnico em Meio Ambiente, em solenidade realizada no mês maio. Os cursos oferecidos no IFAC/Campus Xapuri atendem a missão institucional de oferecer cursos voltados para os Arranjos Produtivos Locais, como cursos Técnicos em Biotecnologia (Integrado), Meio Ambiente (Subsequente), Agroecologia (Subsequente), Química (Proeja), Administração (EaD) e Serviços Públicos (EaD) e Superiores em Gestão Ambiental (Tecnólogo) e Ciências Naturais/Química (Licenciatura).
O técnico em Agroecologia, Frederico Pereira Rosa, em nome da turma, destacou a conquista do diploma que agrega, além do conhecimento, o idealismo, a coragem e a perseverança de todos os colegas. “Mais que um pedaço de papel, nosso diploma adquiriu feições próprias: nosso diploma tem caráter, tem personalidade, fez-se vida”. Após o discurso, formandos, professores e convidados se emocionaram.

Pronunciamentos valorizam instalação do IFAC em Xapuri - Em seu pronunciamento, o reitor Pro TemporeSubstituto, Prof. Ricardo Hoffmann, destacou a conquista pessoal de cada formando, extensiva às famílias presentes na solenidade, e aos servidores do IFAC. “Esta é uma conquista de todos. Não posso deixar de agradecer ao Governo Federal, ao ex-presidente Lula, que iniciou este processo de criação dos institutos federais e a presidenta Dilma que deu continuidade, estruturando o IFAC. Este é o momento de agradecer ao governador Tião Viana e ao prefeito Ubiraci Vasconcelos que investiram para que Xapuri fosse um Polo de Conhecimento”.
Para o prefeito Ubiraci Vasconcelos, um dos parceiros do IFAC na instalação da unidade no município, disse da dificuldade enfrentada pelos alunos no início do curso. “Conheço um a um os alunos que hoje estão concluindo este curso. Lembro-me do começo quando solicitamos da Profª. Eliana uma sala de aula para iniciar as atividades do curso. Quero lembrar aqui, o esforço dos professores Sérgio Flórido e Marcelo Minghelli que iniciaram este processo de mudança para a cidade de Xapuri e para os sonhos da juventude”.

Ele destacou que a implantação do IFAC no município representou um novo mundo para Xapuri, o mundo do conhecimento. “Estamos vivendo uma nova fase para o município. O caminho para Xapuri é o conhecimento, é a educação, pois assim melhoramos a qualidade de vida dos seus moradores”.

Diretor destaca parcerias - O diretor do IFAC/Campus Xapuri, Prof. Sérgio Flórido, lembrou a data como especial, pois mais uma turma concluiu uma fase da formação. Ele disse que com a formatura, os alunos irão ocupar o espaço que merecem no mercado de trabalho. “Agora é buscar novas qualificações, quem sabe o mestrado e o doutorado. Por conhecê-los, não tenho dúvida que chegarão lá”. 
O diretor agradeceu ao empenho do Prof. Marcelo Minghelli, que durante sua gestão no IFAC ampliou o número de professores, de oito pioneiros para 33, além de ampliar as turmas, que passaram de quatro para 18, com ofertas em Xapuri, Brasiláia e Assis Brasil. “Tínhamos 80 alunos e agora estamos com 900. Quero agradecer, ainda, à Presidenta Dilma Rousseff e aos parceiros do IFAC. Ex-governador Binho Marques e ao atual governador Tião Viana e o prefeito Bira Vasconcelos”.

Após a solenidade foi oferecido um coquetel aos presentes, na quadra poliesportiva do IFAC/Campus Xapuri. O evento foi conduzido pela equipe da unidade, que recebeu elogios da Assessora de Comunicação e Relações Institucionais do IFAC, Adma Costa. “Servidores que participaram do curso in company organizaram e conduziram a solenidade, numa demonstração de que estão preparados para os demais eventos a serem realizados no Campus”.
Fonte: Ifac

Nenhum comentário:

Postar um comentário