quarta-feira, 17 de setembro de 2014

NutriSUS é implantado em Xapuri

Visando potencializar o pleno desenvolvimento infantil, a prevenção e o controle das deficiências nutricionais, o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, está lançando a estratégia de fortificação da alimentação infantil com micronutrientes (vitaminas e minerais). A ação consiste na adição de um sachê contendo uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças nas creches.
Isso se justifica em função de estudos relevantes destacarem que entre as deficiências nutricionais, a anemia é apontada como um dos determinantes que prejudicam o desenvolvimento das crianças. Diante deste cenário, as crianças merecem especial atenção, devido ao alto requerimento de ferro, dificilmente atingido pela alimentação complementar. 
O Programa implantado pelo Ministério da Saúde implantado nas creches os saches de nutrição que são importados, os saches logo que sejam produzidos no Brasil serão implantados na pré-escola, Xapuri foi o único município da regional do Alto Acre que pactuou a realização de exames para um controle de verminose e anemia para controlar melhor a eficiência do uso dos saches.
Na ultima sexta-feira dia 12 foi realizada na creche Olhar de Criança a implantação do programa com a presença dos pais, da gestão da creche, do médico Dr. Orlando, do secretário municipal de saúde Alécio Miranda e da secretária municipal de educação Rosiany de Sá. Onde o médico explicou para os responsáveis como vai acontecer o acompanhamento da saúde de cada criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário