sexta-feira, 16 de março de 2018

Prefeitura e Câmara tentam solucionar impasse quanto ao funcionamento das casas de festas de Xapuri

No final da tarde do dia 15 de março reuniram se na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito Bira Vasconcelos, os Vereadores Gessi Nascimento, Joseni Oliveira, CLemilton e Guinaldo Alves além do prefeito Bira Vasconcelos e Chefe de gabinete João Ribeiro alguns dos representantes das varias categorias que fazem parte e vivem do movimento dos eventos noturnos da cidade os donos de festas como o Sr Juvenal proprietário de um forro que para muitos já faz parte do tombamento cultural dessa cidade, músicos, Dj, donos de bares e empresário de som.
A reunião busca resolver um impasse que vem acontecendo desde a primeira semana de janeiro de 2018 onde as festas veem sendo proibidas e já acumulam 5 finais de semana de prejuízo para o segmento. Na época uma grande reunião aconteceu com as autoridades da área como Policia Civil, Militar, Conselho Tutelar, MP, Furepol e Prefeitura realizada  no Ministério Publico onde ficou acordado fazer um levantamento de todos os estabelecimentos da cidade, uma Audiência  Publica com todos para ser formulada uma nova proposta de lei municipal, “não foi deliberado nenhum impedimento a nenhum estabelecimento naquele momento” disse o presidente da Câmara Gessi Nascimento.
Em Xapuri cerca de 50 famílias vivem e usufruem da cultura musical através dos eventos, são músicos, Djs,  donos de casas noturnas, seguranças, empresários de som, donos de distribuidoras de bebidas, supermercados, bares, lanchonetes, vendedores ambulantes que vendem na frente dos eventos, hotéis que recebem turistas nos finais de semana, salões de cabeleireiro, maquiadores, carros de volante que divulgam as festas até chegar as pessoas que catam as latas para vender para reciclar. “É uma grande cadeia de pessoas que direta ou indiretamente são beneficiadas com esse movimento que os estabelecimento geram, essas pessoas grande parte delas vivem disso outras complementam suas rendas com esse trabalho, são pessoas que empreendem em nossa cidade, que investem o pouco que tem no seu sonho de ter uma vida melhor através do trabalho honesto, que pagam imposto e não estão nas portas dos órgãos públicos pedindo emprego elas só querem trabalhar somente isso” disse Haroldo Sarkis que trabalha com som a 15 anos em Xapuri e sonoriza eventos na cidade.
o Prefeito  Bira Vasconcelos disse que "Mesmo não sendo uma atribuição diretamente nossa, estamos abraçando a causa daqueles que usufruem destes eventos em Xapuri (Onde muitos tiram até o próprio sustento da família) e brevemente proporemos junto a toda comunidade, uma grande Audiência Pública, para discutirmos com todas as entidades necessárias, uma nova proposta de regulamentação para que os Clubes de Festa, Bares e outros no município, possam a vir realizar novamente seus eventos festivos, haja vista, que proporcionam diversão e geração de renda para o município", disse Bira Vasconcelos

Um comentário:

  1. Boa-noite, Haroldo. Não te conheço, mas acompanho com vulgar interesse as notícias de minha cidade natal, através de teu blog, e, até bem pouco tempo, do Xapuri agora. Não te conheço, volto a afirmar, mas, pelo teu sobrenome Sarkis, me faz lembrar, talvez os teus ascendentes: Elias, Jorge, Constantino, Habib e João, meus conhecidos, e os três últimos, amigos e colegas de infância. Estou certo? Um abraço, Leônidas.

    ResponderExcluir