domingo, 11 de setembro de 2011

O povo não pode esperar mais 30 anos, o poder público tem que chegar a população mais carente


Questionado insistentemente não só em meu blog mas, em outros blogs de Xapuri como tenho visto  por uma pessoa  sobre  saneamento básico nas obras do ruas do Povo, onde  parece  nítida a preocupação em desmerecer as obras realizadas pela administração municipal com apoio do Governo do Estado do Acre e manter o pessimismo que muitos insistem em implantar em Xapuri. Nos anos de 2006 ou 2007 (não vou perder meu tempo pesquisando essas datas para informar com precisão) o gestor anterior do município calçou as  ruas Deocleciano Lago e Cícero Ferraz, Petrônio Rodrigues, Luiz Ramos e 20 de janeiro no  bairro do pantanal.
Em 2009 veio a primeira fiscalização do Ministério  Integração  Nacional  e em maio deste ano a Polícia  Federal esteve novamente fiscalizando estas obras citadas que apontam irregularidades nos convênios desde largura das ruas, falta de calçadas, uso de material de péssima  qualidade, prestação de contas  e outros. Pergunto, ninguém contestou , na época,  já existiam  blogs como o Xapuri Agora  e não recordo nenhuma indagação sobre o fato, e o saneamento básico ? Contudo, aquela população do Pantanal saiu da lama, da poeira, da miséria em sair de casa num dia de chuva e vivem até hoje nas mesmas condições de antes da obra de calçamento e tenho toda certeza do mundo se indagados se esperariam chegar primeiro o saneamento básico  do que o calçamento prefeririam o calçamento. Não que vá acontecer no Laranjal que há 30 anos nunca recebeu uma benfeitoria de nenhuma administração que passou por aqui, se o dinheiro é do povo o povo está usufruindo dos seus impostos e quando o saneamento chegar vai gerar trabalho e oportunidade para o povo de Xapuri Novamente.
Fechando minhas palavras, a minutos atrás estive no Laranjal (19h30minutos deste domingo chuvoso) percorri a rua principal do bairro  debaixo de chuva e senti a mesma emoção quando calçaram um pequeno pedaço da rua em que moro  em 2007, sabendo que amanhã as pessoas vão acordar e sair de casa sem sacolas plásticas nos pés, sem as crianças caírem na lama indo para a escola e tendo a certeza de que dias melhores virão.
Mesmo assim deixo essa matéria da Agência de Noticias do Acre em que Xapuri está incluso no Pac Saneamento.
Governador Tião Viana solicita inclusão de todos os municípios acreanos no programa de saneamento da Funasa
Governador Tião Viana ao presidente da Fundação Nacional de Saúde, Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a inclusão de todos os 20 municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes nos projetos de saneamento básico que serão financiados pelo órgão nos próximos meses (Foto: Romerito Aquino) O governador Tião Viana solicitou nesta terça-feira, 6, ao presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Gilson de Carvalho Queiroz Filho, a inclusão de todos os 20 municípios acreanos com menos de 50 mil habitantes nos projetos de saneamento básico que serão financiados pelo órgão nos próximos meses.
Com essa proposta, o governador pretende chegar em 2014 com todos os 22 municípios do estado sendo abastecidos por água e esgotamento sanitário, além de terem todas as ruas pavimentadas pelo programa Ruas do Povo, que já vem sendo executado na maioria dos municípios do estado. O presidente da Funasa prometeu estudar o pedido feito pelo governador.
Na audiência com o presidente da Funasa, o governador agradeceu a ele e à presidente Dilma Rousseff as pré-seleções que já definiram o atendimento de quase toda a demanda do estado em termos de abastecimento de água tratada e esgotamento sanitário, o que vai melhorar, em muito, a qualidade de vida das famílias acreanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário