quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Artesanato é discutido em Xapuri

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo realizou uma mesa redonda para elaborar um plano de ação interinstitucional para fortalecer o artesanato e a produção agro artesanal.
O objetivo é criar um diagnóstico do artesanato na regional do alto Acre e discutir potencialidades, criar programas de ações das prefeituras para fortalecimento do setor.
Participaram do evento representantes do CONDIAC, prefeitura, artesãos, representantes da SEF, Assessoria do Governador e Instituto Dom Moacyr.
Os artesãos de Xapuri representados pela COMAX – Cooperativa de mulheres artesãs de Xapuri que conta com 24 pessoas trabalhando diariamente no núcleo de artesanato no pólo moveleiro e vendem seus produtos na casa do artesão no complexo turístico no entorno da Casa de Chico Mendes.
O grupo foi capacitado através do curso de artesanato em massa fria oferecido pela prefeitura de Xapuri em parceria com SEBRAE E SETUL em maio de 2010, a cooperativa confecciona produtos com resina natural produzindo peças como o seringueiro, castanheiro, pescador, imagens que representam a vida do povo de Xapuri e já venderam seus produtos até para fora do país.
Elizete Lunardi uma das representantes da cooperativa disse que as pessoas ficam impressionadas com a riqueza dos detalhes de cada obra, o grupo esteve presente na Expoacre deste ano e irá participar de uma feira em Recife e Rio de Janeiro ainda este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário