sábado, 31 de março de 2012

Hoje é dia da Hora do planeta


Neste sábado, dia 31, acontece a sexta edição da Hora do Planeta, movimento global da ONG WWF que defende, por meio de uma ação simbólica, que “cada pessoa tem poder de mudar o mundo em que vive”.
Às 20h30, cidadãos do mundo inteiro vão apagar as luzes e aparelhos elétricos para chamar a atenção para a questão da energia e mudanças climáticas. “É um gesto simples e de visibilidade que pode ser adotado em todo o planeta”, explica a WWF. “Simboliza a eficiência e o uso de todos os recursos com inteligência e responsabilidade”.
Pela primeira vez, a ação será registrada do espaço. O astronauta André Kuipers vai compartilhar imagens e comentários ao vivo via Agência Espacial Européia (ESA).
No Brasil, mais de 50 cidades confirmaram a participação. O Rio de Janeiro, por exemplo, vai apagar as luzes de pontos turísticos como Cristo Redentor, Orla de Copacabana, Arpoador e Arcos da Lapa. Em Salvador, lugares como Elevador Lacerda e Farol da Barra ficarão sem luz.
O movimento surgiu na Austrália em 2007 e já em 2008 se espalhou para 35 países. Em 2010, foram 4.200 cidades de 125 países que aderiram à ação. Em 2011, mais de um bilhão de pessoas participaram.
E olha que dá pra fazer muita coisa legal sem energia: colocar as cadeiras na varanda pra conversar, admirar a paisagem noturna da janela do apartamento, fazer uma roda de histórias, participar de alguma ação da Hora do Planeta na sua cidade ou, simplesmente, admirar melhor o céu estrelado.
Xapuri participou nos últimos anos, no ano passado a hora do planeta foi realizada no complexo turístico Chico Mendes e teve destaque no site da WWF nos Estados Unidos.
fonte: revista Super Interessante
← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário