quinta-feira, 12 de julho de 2012

“Mais que ruas pavimentadas”

“O programa Ruas do Povo está longe de ser apenas um mero projeto de pavimentação de ruas”. A afirmação é do diretor-presidente do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Gildo César Pinto, se referindo às diversas maneiras como o programa idealizado pelo governador Tião Viana está modificando para melhor a vida das populações de bairros como o Aeroporto, em Xapuri.

“Você vê que muita gente que estava com suas casas à venda retirou as placas da frente de suas residências. Esse é um dos sentidos do Programa Ruas do Povo. Permitir a entrada da polícia para dar segurança, a coleta do lixo e o acesso aos serviços de saúde, proporcionando um resultado social impressionante para essas comunidades”, ressaltou Gildo César.

O bairro já foi conhecido pelo nome de Mutirão, porque na sua origem, na década de 1980, os moradores construíram suas próprias casas, se ajudando mutuamente, depois de receberem da prefeitura lotes de terra e madeira de segunda categoria. Nos últimos 30 anos, o bairro tem sido uma das regiões mais esquecidas pelo poder público em Xapuri, a exemplo da maior parte das localidades que estão sendo atendidas pelo programa Ruas do Povo no município.

Nesta quinta-feira (12), os moradores do bairro Aeroporto receberam do governador Tião Viana todas as suas ruas asfaltadas e com a rede de água tratada ampliada para os locais que ainda não eram atendidos. Fernanda Rodrigues dos Santos, 32, esperou o govenador na porta de sua casa para agradecer pelas mudanças na qualidade de vida e na dignidade dela e de seus vizinhos promovidas pelo programa Ruas do Povo.

“Quero, em nome do bairro, agradecer ao governador por haver pensado em um programa que faz com que a nossa qualidade de vida melhore tanto. Hoje, não chegamos mais com os pés sujos ao trabalho e não temos mais vergonha de dizer que moramos aqui, pois agora vivemos em um lugar que goza dos mesmos benefícios que o restante da cidade”, afirmou a moradora.

Para o governador Tião Viana, os benefícios do programa Ruas do Povo realmente vão além de ruas pavimentadas e água tratada. Ele afirmou que o ganho das pessoas é enorme em vários aspectos das suas vidas.

“O programa Ruas do Povo é qualidade de vida, saneamento básico, redução da mortalidade infantil e elevação do padrão de cidadania”, afirmou o governador.

Desde o início do programa em Xapuri, já são 58 ruas pavimentadas no município. Até o final deste ano, serão mais 45 ruas pavimentadas cobrindo 100% da área urbana. Os investimentos desta segunda etapa do programa Ruas do Povo em Xapuri superam os R$ 6 milhões.

O governador Tião Viana anunciou ainda que o processo licitatório para a instalação do esgotamento sanitário em Xapuri já está em andamento. O município será um dos 100 em todo o Brasil que terá 100% de sua área urbana atendida pelo saneamento básico nessa modalidade.
Raimari Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário