quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Elefante fala? Fala! E coreano…


Isso mesmo: este simpático e enorme animal da foto, criado no Zoológico Everland na Coréia do Sul, é capaz de “falar” algumas palavras em coreano. Isto porque este macho asiático, batizado de Koshik, passou seus cinco primeiros anos de vida na companhia de seres humanos, apenas. Como este período é considerado o mais importante para o desenvolvimento do bicho, pesquisadores acreditam que  sua habilidade venha da infância solitária e de uma tentativa de “socializar” com seus treinadores.
Como todos os elefantes, Koshik emite sons graves por conta de uma laringe grande. Mas seu diferencial é a proeza de também produzir sons na afinação e no timbre da voz humana, ao colocar a ponta de sua tromba na boca. Pois se um visitante de Everland passar por perto dele pode ouvir palavras como “olá”, “bom”, “não”, “sente-se” e “deite-se” – mas é muito provável que o animal não saiba o que está falando.
A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores austríacos que trabalha no local e publicada na Revista Current Biology. Para se certificarem de que o animal falava mesmo coreano, os pesquisadores juntaram um grupo de pessoas para ouvir gravação dos sons emitidos pelo elefante. Todos concordaram que as palavras faziam sentido.
A habilidade de Koshik é surpreendente se considerarmos seu tamanho e diferenças anatômicas em relação ao ser humano, como a cavidade vocal (onde o som é produzido). Há notícias de outros exemplares de elefante e, até, de baleia que imitam a voz humano. Essas descobertas ajudarão em pesquisas sobre biologia e evolução do aprendizado vocal, segundo os pesquisadores austríacos.
Já pensou visitar um zoológico e ser cumprimentado por um elefante?
Fonte: http://super.abril.com.br/blogs/planeta/elefante-fala-fala-e-coreano/

Nenhum comentário:

Postar um comentário